segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Adultos Decentes, procuram-se...



Durante muito tempo, acreditei que à medida que íamos crescendo podíamos ter tudo o que queríamos, aliás, que ser adulto era um tipo de passaporte para a liberdade.
É mentira e percebo que não é assim, porque as coisas que ficam para trás e mais aquelas que se perdem pelo caminho, fazem-nos muita falta  e nem sempre as memórias chegam para colmatar certos vazios, certas feridas. Sorte daqueles que as conseguem cozer muito bem e ficar com uma cicatriz perfeita, há aqueles que como eu, ainda sagram de vez em quando.  
Nem sempre crescer é sinónimo de ter uma vida melhor e mais fácil.  Fartaram-se de me dizer isto e nunca acreditei, achava que era apenas conversa de adultos cinzentos, que perderam a capacidade de sonhar, conversa de adultos que perderam a capacidade de serem jovens.
Só que a transição de jovem para adulto, mostra-se muitas vezes árdua e muito dura, até porque não dá para ser adulto e continuar a acreditar nas coisas que se acreditam quando se é mais novo, porque nos comem vivos. (Será que é aqui que se perde a capacidade de sonhar e de ser jovem?).
Creio que, a insatisfação crónica também não ajuda, mas não consigo perceber se as pessoas são mais felizes quando estão menos perto  da verdade ou quando percebem perfeitamente como as coisas funcionam. O que será preferível, um engano na vida ou viverem toda uma vida enganados?
Seja como for, é normal que existam fases em que as pessoas se sintam mais desanimadas, até porque este país não permite grandes sonhos para novos, nem grande qualidade de vida para velhos... Resta-nos viver com a sensação de que “se ficar o bicho pega e se correr o bicho come”.
Não quero ficar à espera que o bicho me pegue e muito menos me coma, mas se um dia fui demasiado naíf, sei que estive muito mais perto do que se possa parecer com a felicidade. Não é que agora não seja uma pessoa feliz, as pessoas sabem lá se são felizes ou não, sabem lá o que é ser feliz. Na parte que me toca, sou uma pessoa profundamente desiludida com as pessoas, mas não desisto, o espírito lutador também não mo permite e acredito que deve existir um meio termo entre a ingenuidade e a desilusão. E, é esse o trilho que percorro agora, porque sei que há pessoas que valem muito a pena por aí, em extinção, mas ainda existem que eu sei.

5 comentários:

  1. Babe, não desistas! :)
    Eu tb n desisto, simplesmente inventei uma nova modalidade: street kickboxing. Ai se alivia :) Devias experimentar ;)

    ResponderEliminar
  2. :) Tu és uma das excepções a que me refiro. Vou experimentar o street kikcboxing. Espero que em velhos e cães dê mais pontos!

    ResponderEliminar
  3. Em cães? Mauuuuuuuuuuuuuuu!! Assim levas tu!! Nos velhos podes dar.

    ResponderEliminar
  4. Tenho 5 anos e não sabes como fico feliz cada vez que descubro que tenho uma mensagem nova, acho que é por isto ser novidade... Fazemos assim, trocamos os cães por crianças, certo? Crianças e velhos, prontos. (Coitadinhos, pára de me pegar o teu mau feitio). :D

    ResponderEliminar
  5. P.S: Escrevi "prontos" de propósito. É só para deixar registado.

    ResponderEliminar